Análise do cenário – Elabore estratégias vencedoras!

autoconhecimento

Life isn’t about finding yourself. Life is about creating yourself.

–George Bernard Shaw, Irish playwright

images

A informação é um bem raro, com características peculiares, segundo Waldez Ludwig, em coluna apresentada pelo Jornal Conta Corrente. A informação é expansiva porque aumenta à medida que é utilizada. É difusiva porque não é possível conter. Quanto mais importante for, maior será sua capacidade de vazar e se espalhar. Possui um valor inestimável enquanto poucas pessoas a conhecem, mas quando divulgada perde valor. Não respeita as leis de propriedade porque quando é negociada nunca deixa de pertencer ao antigo proprietário, passa a ser compartilhada. Seu valor de mercado é inversamente proporcional à demanda, contrariando as leis econômicas. Quando muitas pessoas querem o acesso, o preço cai porque já surgiu uma informação nova que a substitui, ou a complementa.

Vamos tratar de informações que podem ajudar você a se posicionar de maneira confiante e assertiva em relação à sua situação de vida. Inicialmente, será apresentada a matriz DOFA (sigla que reúne as iniciais de Deficiências, Oportunidades, Fortalezas e Ameaças), também conhecida como matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats). É uma poderosa ferramenta que permite a você analisar o ambiente interno e externo e configurar o seu cenário. Além disso, permite que você elabore estratégias para tirar o melhor proveito desse novo conhecimento construído.

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????smEZ3Rym4Xy_lg

Análise do Cenário

A Análise do Cenário é uma etapa crítica no processo de mudança. Consiste em identificar suas próprias qualidades e deficiências. Além disso, consiste na identificação de oportunidades e ameaças encontradas no ambiente externo que, em interação com suas qualidades e deficiências, possam facilitar ou dificultar a conquista de seus objetivos. O interessante dessa atividade é a possibilidade dessa interação entre o ambiente interno e externo, ou seja, entre as qualidades e deficiências e as oportunidades e ameaças, a fim de criar estratégias de desenvolvimento, crescimento, manutenção ou sobrevivência.

grafico-crescimento

Estratégias de desenvolvimento:

São estratégias elaboradas para explorar as oportunidades identificadas no ambiente externo por meio da aplicação de suas qualidades ou fortalezas. São as estratégias prioritárias no início do processo de mudança, porque ao mesmo tempo em que alavancam os recursos individuais ou corporativos, também geram motivação e mobilizam energia pela rápida obtenção de vantagem competitiva e resultados.

exito

Estratégias de crescimento:

São estratégias resultantes da combinação de oportunidades encontradas no ambiente externo com suas fraquezas ou deficiências. São estratégias ofensivas porque tem a finalidade de explorar as oportunidades, entretanto atuam com foco no desenvolvimento de comportamentos pessoais, como desafio de crenças limitantes, superação de limitações, desenvolvimento de competências, entre outras; ou ainda atuam na melhoria do desempenho corporativo a fim de corrigir falhas de processo ou de execução.

download

Estratégias de manutenção:

São estratégias resultantes da combinação de ameaças encontradas no ambiente externo e qualidades ou pontos fortes do indivíduo ou empresa. São estratégias defensivas e seguem em segunda prioridade, exceto quando afetam áreas críticas. Estão direcionadas à contenção do poder danoso das ameaças por meio da aplicação de competências e capacidades do indivíduo ou empresa.

sobrevivência

Estratégias de sobrevivência:

São estratégias elaboradas para gestão de crise. Combinam ameaças externas com pontos fracos ou deficiências. Normalmente, são focadas na correção de deficiências para evitar que ameaças externas causem danos ou continuem a causar danos. São ações corretivas que podem estar direcionadas à analise profunda de causas e elaboração de soluções que atendam às duas premissas: aprendizado e proteção.

Faça agora um exercício de autoavaliação, enumere quais são seus pontos fortes e fraquezas. Depois avalie o ambiente externo, identifique quais são as oportunidades que você pode explorar e quais são as ameaças que precisa evitar.

Monte o seu cenário atual, projete o seu cenário futuro, desejado.

Inicie a mudança, elabore as estratégias, execute as ações, controle os resultados!

A arte da execução exige firmeza de propósitos, perseverança e continuidade.

marketing-cultural-e-as-empresas

Se precisar de apoio, conte comigo!

Sua primeira sessão é gratuita!

Sergio Batista – Coach

sergiobatista.coach@gmail.com

One thought on “Análise do cenário – Elabore estratégias vencedoras!

  1. Pingback: Os 4 Cenários financeiros – Ponto de Partida | Sergio Batista Coach

Leave a comment